Este blogue destina-se a combater todas e quaisquer pretensões de exploração da jazida de urânio de Nisa, cuja adjudicação eventual volta a estar na ordem do dia, ameaçando a saúde das populações do concelho, o posicionamento eco-turístico em curso e as actividades económicas locais.


sábado, 12 de abril de 2008

"Segurança" não é um verbo de encher


a
Na próxima segunda-feira, será inaugurada a “requalificação” das minas da Urgeiriça, mas as últimas chuvadas voltaram a provocar escorrências das lamas radioactivas, nas escombreiras que estão a ser seladas.

Desde o encerramento das minas (em 2004), já morreram mais de 100 antigos mineiros e crescem as vozes dos médicos que defendem que toda a população que esteve exposta às radiações deve ser sujeita a exames.

Os pormenores podem ser vistos aqui, no Diário de Notícias, num trabalho do jornalista Amadeu Araújo.

Apenas mais um exemplo de como é e será legítima a contestação e a luta da população e das forças vivas de Nisa, face à possível tentativa de exploração da jazida de urânio do concelho. Porque a história não pode repetir-se!

sábado, 5 de abril de 2008

Oficialmente Contra




Na sua edição online, o jornal Reconquista faz, aqui, eco da posição oficial da Câmara de Nisa e da Assembleia Municipal daquele concelho, contra uma exploração do urânio da jazida local. Nos órgãos competentes de Nisa, foi mesmo aprovada uma tomada de posição nesse sentido (clicar para aceder ao documento .pdf), que vai ao encontro da contestação dos responsáveis do Geopark NaturTejo.