Este blogue destina-se a combater todas e quaisquer pretensões de exploração da jazida de urânio de Nisa, cuja adjudicação eventual volta a estar na ordem do dia, ameaçando a saúde das populações do concelho, o posicionamento eco-turístico em curso e as actividades económicas locais.


sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Bichos


(Cicona nigra)

A Cegonha Preta, uma das "estrelas" da Natureza que pode ser encontrada em Nisa e no Geopark Naturtejo, é uma das espécies raras e em perigo de extinção que ficará imediatamente ameaçada caso se proceda à extracção sistemática e continuada do urânio local.
Desde logo (e sem considerar os riscos indirectos devido à contaminação da sua cadeia alimentar) porque a perturbação humana nas suas áreas de nidificação constitui um factor de ameaça, sendo responsável pelo reduzido sucesso reprodutor.
Em Portugal, estima-se que já existam apenas entre 30 e 50 casais. Em consequência do declínio sofrido nas populações e na área de distribuição, a Cegonha Preta está incluída nas SPECs (Species of European Conservation Concern) na categoria SPEC3 que inclui as aves com estatuto de conservação desfavorável. No nosso país, está classificada como ameaçada. Inclui-se ainda nas Convenções de Cites, Bona (Anexo II), Berna (Anexo II) e na Directiva Aves (Anexo I).
A preservação da espécie passa essencialmente pela conservação do seu habitat, nomeadamente através de zonas de Reserva Agrícula e Reserva Ecológica, como aquela que a eventual exploração da jazida de urânio de Nisa viria destruir sem remédio.

Sem comentários: