Este blogue destina-se a combater todas e quaisquer pretensões de exploração da jazida de urânio de Nisa, cuja adjudicação eventual volta a estar na ordem do dia, ameaçando a saúde das populações do concelho, o posicionamento eco-turístico em curso e as actividades económicas locais.


quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Ditos de Belém



O Presidente da República lançou em Albufeira, no passado fim-de-semana, mais pistas para o respeito a dar às populações, afirmando que Portugal «tem de viver com o dinheiro que tem» e «gerir com muita eficiência e rigor os recursos disponíveis».

Citado pela Agência Lusa, Cavaco Silva falava aos jornalistas após uma cerimónia de homenagem a 200 autarcas de Albufeira, altura em que apelou ainda à necessidade de Portugal «cuidar da competitividade», ao nível turístico, o que passa, acrescentou, «pela qualidade e requalificação».

«Tenho insistido muito no ordenamento territorial e qualidade ambiental», sublinhou, afirmando ainda que é preciso complementar o que vem sendo feito «com uma política correcta de ordenamento territorial, defesa ambiental e qualidade do meio urbanístico».

O Presidente da República concluiu o raciocício de forma laminar: «hoje a preocupação deve ser qualidade, qualidade, qualidade», frisou. Ora, o que não falta a Nisa, como sabemos são produtos exclusivos de qualidade, estando também em curso uma série de avultados investimentos, conducentes a posicionar o concelho como referência nacional do eco-turismo.

Todas as actividades industriais que possam comprometer este posicionamento - e o futuro sustentado de Nisa e dos seus habitantes - devem ser combatidas pela base.

2 comentários:

Anónimo disse...

Este bandalho que não é nem nunca será meu presidente foi por causa dele e dos governos dele que Portugal começou a ficar como está, por isso não tem que vir agora dar lições a ninguém!!!!

Ricardo Belo de Morais disse...

Caro/a Anónimo/a,
Nenhum Primeiro-Ministro de Portugal do pós-25 de Abril está isento de críticas, seja qual for a sua "situação geográfica" no espectro político-partidário. Ainda assim, o Presidente da República é, em abstracto, o mais alto magistrado da Nação - e calha ser, neste momento, a pessoa de Cavaco Silva a ocupar esse cargo. Goste-se ou não da pessoa e do seu ideário politico (eu, por exemplo, não votei nele), as preocupações de ordenamento do território e defesa ambiental que veio trazer a terreiro, enquanto Presidente da República Portuguesa, são um aviso sério ao Governo e ao tecido empresarial. E, por isso mesmo, muito importantes para a causa social e eco-turística de Nisa. E todas as vozes que coloquem os interesses de Nisa em primeira linha, da esquerda à direita, terão aqui o seu espaço...